CLICK em MARCADORES (no lado direito) para encontrar o assunto que deseja.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Mensagens subliminares na músicas? backward masking

O que é bakward message? Significa  mensagem invertida.

Quais são as fontes destas mensagens?
1-Técnicas de estúdio: Conhecida como Backward masking, muito utilizada na década de 1960, inclusive pelos Beatles para vender mais discos.
2- Ilusão auditiva

"o fato é que a maior parte das mensagens invertidas encontradas nas músicas durante a febre do backward message - tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos - era apenas uma ilusão auditiva. Para ilustrar o fato, uma estação de rádio de Las VEgas(kila-FM), tocou duas canções ao contrário, onde as palavras teu senhor e satanás todo-poderoso podiam ser ouvidas. Seria uma canção de Ozzy Osbourne, Kiss ou Black Sabbath? Não era o tradicional cantor cristão americano Georrge Beverly Shea interpretando 'Quão grande és tu' e o 'Amor de Deus'. Quando se trata de uma ilusão, nem mesmo artistas cristãos estão imunes a ela (Música Cristã Contemporânea, Ed. Vida, p. 105)

Mensagens invertidas afetam o consciente, subconsciente ou inconsciente?
"Kappas e outros investigadores mais recentes chegara à conclusão de que a as mensagens ocultas nas gravações, ainda que sejam realidades, não alteram o pensamento das pessoas. A maioria dos estudos realizados sobre mensagens subliminares mostra que apenas pessoas com predisposição mental tem seu comportamento de alguma forma afetados por tais mensagens. Por exemplo: apesar de todas as tentativas, ninguém conseguiu usar mensagens subliminares para fazer com que algúem odiasse pipoca saísse do cinema, após ter sido exposto a tais mensagens, com um desejo imenso de comprar pipocas.
Segundo Kappas, se alguém estiver querendo manipular as pessoas através da música, backwaard masking nao seria a melhor forma, pois, além de ser extremamente dispendiosa, não foram encontrados resultados satisfatórios que comprovassem a eficácia da técnica. 


Como afetar a mente de uma pessoa pela música?
"Para ele: 'a única forma de intensificar a reação à letra é gravá-la para a mente consciente. Sem dúvida, a letra deve ser gravada um pouco mais baixo que a música, para que a pessoa tenha que se esforçar para escutá-la. è por isso que a música gravada corretamente [sem bacjward masking] e escutada através de fones de ouvido tem tanta influência sobre as pessoas"
Ross Pavlac ... pesquisou vários livros de psicologia e propaganda, escritos durante o período de maior interesse e discussão sobre o assunto de backward masking nos Estados Unidos e não encontrou sequer um artigo que discutisse a possiblidade de manipulação subliminar através de mensagens invertidas na música" (Idem p. 106)



Este blog tem uma pesquisa exaustiva sobre o assunto: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/mensagens%20suliminares
Sites que propagam que a mensagem subliminar tem efeito http://musicaeadoracao.com.br/21801/a-mensagem-subliminar-na-musica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário