CLICK em MARCADORES (no lado direito) para encontrar o assunto que deseja.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Inspiração profana nas músicas de Lutero


 

Vários escritores desinformadamente tentam encobrir o fato que Lutero se inspirou em canções populares (profanas) para compor alguns de seu hinos, dentre eles destaco o site adventista "louvor e adoração" e o escritor Rolando de Nassau com seus respectivos links http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/papel_de_lutero.htm   http://www.abordo.com.br/nassau/art_12co.htm#01  os dois linkis afirmam que só um hino foi baseado numa conação popular, mas isto é mentira!!!

veja os fatos:

1- Muitas melodias de canções protestantes foram baseadas em determinados estilos musicais vigentes e de períodos anteriores, tornando-se hinos, prática que Lutero denominou de “método de contrafação” (BURKE, 1995). Neste sentido, não eram elementos desarticulados da cultura. Hustad entende que, para os fiéis, era a letra dos cânticos que marcava o diferencial entre o sacro e o profano (HUSTAD, 1986). (Historia da musica ocidental, p. 290, Nova Fonteira, 1997)  


"Lutero e outros músicos beberam de todas as fontes: modernas e antigas, religiosas e profanas, erduditas e populares. MUITAS VEZES, pois, novas letras foram adaptadas a uma melodia preexistente: o coral de Natal VON HIMMEL HOCH, DA KOMM'ISCH HER [do alto céu venho até aqui]... FOI RETIRADO DA CANÇÃO, ENTÃO NA MODA, Aus Fremden Landen Komm ich her ["de um país estrangeiro venho até aqui"]...
"um outro hino, Sie ist mir lieb, die werd Magd ("Ela me é cara, a querida virgem") FOI IINSPIRADO NUMA CANÇÃO DE AMOR,transposta para termos religiosos interpretando a donzela como a igreja..." (BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, 2ª reimpressão, p. 249)

2- vejamos mais falhas no link adventista:
a-o primeiro argumento diz que dos hinos de lutero", ...somente um possui características de canção folclórica secular. 
O que a maioria das pessoas ignoram é que mesmo a única música que teve como base uma canção secular, que "aparece no hinário de Lutero e 1535, foi mais tarde substituída por outra melodia no hinário de 1539. Historiadores acreditam que Lutero rejeitou este hino porque as pessoas associavam-no com antigos textos seculares." (Ulrich S. Leupold. "Learning from Luther? Some Observation on Luther's Hymns". Journal of Church Music Nº8 (1966), p. 5). 
1-o proprio site citado desmente isso: veja o que diz Maestro Flávio que Foi o presidente da comissão responsável pela compilação do hinário "Cantai ao Senhor", antigo hinário da Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerado pelos conhecedores do assunto como o melhor, do ponto de vista técnico, dentre todos os hinários já publicado na América do Sul:
" Amigo, o que você me diz do "Castelo Forte"? (longa pausa). Dizem os eruditos que esta era uma melodia muito conhecida na época. Porém Lutero, que dizia que o diabo não tinha o direito de usar todas as melodias bonitas, adaptou esta melodia, criou uma nova harmonização e fez os versos que hoje conhecemos. Este hino tornou-se, mas tarde, o hino oficial da Reforma. Por esta atitude de Lutero, podemos dizer que ele cria que havia melodias apropriadas, e que haviam sido aproveitadas para coisas profanas. Desta forma ele "resgatou" esta melodia.
http://www.musicaeadoracao.com.br/entrevistas/entrevista_flavio_garcia.htm

2- ou seja LUTERo adaptOU Sim músicas profanas!! E ESTA "CASTELO FORTE" passou a ser o hino oficial da reforma!!!
b- o segundo argumento NA VERDADE reforça o fato que LUTERO inpirou-se na música profana "[/red[ 
"Lutero mudou a melodia e estrutura rítmica das músicas seculares que ele eventualmente emprestou...
osprofissionais tinham sempre dificuldade em detectar origens seculares nos hinos...
nenhum material que Lutero usou para os hinos, ficou sem mudança, exceto o caso já mencionado anteriormente. Na verdade, ele cuidadosamente testou as melodias e considerou, e quando necessário moldou-as ao que fosse melhor... "Alterações eram feitas livremente..."
´
e isso mostra que ele se inspirou não somente 1 canção secular, mas muitas! veja que está tudo no plural!
c- o terceiro argumento diz que Lutero "evitou tons, ritmos, melodias e o que era secular no seu tempo. Ele sabia que tais sons denegririam a imagem do que era sagrado e permitiriam aos crentes fazerem a diferença do que era mundano e o que era religioso."

1- errado! pois OS RITMOS que lutero usou eram ritmos de origem secular, assim como os do hinário de hoje (valsa, balada, etc)

2- Lutero se insipirou em melodias secualres fazendo apenas adaptações, mas isto não nega o fato dele se inspirar no ritmo secular


 

SAbia que DAvi também usou de elementos contemporâneos em suas músicas?http://musicagospelcontemporanea.blogspot.com.br/2014/09/musicas-do-rei-davi-tiveram-influencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário