CLICK em MARCADORES (no lado direito) para encontrar o assunto que deseja.

Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2018

Ministério de Louvor- uma resposta aos argumentos contrários

Image result for serviço do louvor



MINISTÉRIO. (DICIONÁRIO HOUAISS)

1 execução de uma tarefa, de uma obra; atividade, trabalho, mister

2 ocupação exercida por alguém; cargo, função, profissão







ARGUMENTOS CONTRA O MINISTÉRIO DE LOUVOR

ARGUMENTO 1
MINISTERIO É UM SERVIÇO PRESTADO A IGREJA, NÃO A DEUS.

ARGUMENTO 2
MINISTERIO CONSISTE NA EDIFICAÇÃO DA IGREJA POR MEIO DA PROCLAMAÇÃO E ENSINO DA PALAVRA

ARGUMENTO 3
SÓ EXISTEM 5 MINISTÉRIOS

ARGUMENTO 4
LOUVOR É UM SERVIÇO AUXILIAR COMO A DIACONIA, NÃO UM MINISTÉRIO



"Você NÃO é um ministro.

Porque o louvor não é um ministério. Ministério diz respeito a um serviço prestado à igreja que consiste na comunicação da verdade do Evangelho para que o Corpo de Cristo seja edificado. A palavra ministério pode, também, estar relacionada ao serviço material na igreja, o trabalho realizado, geralmente, pelos diáconos (Rm 12.7). Louvor não é um momento para a igreja, a igreja não está em uma condição passiva. Todos os crentes têm o dever de cantar “ao Senhor com graça em vosso coração” (Cl 3.16). A igreja não está “recebendo” nada do grupo de louvor enquanto ele entoa cânticos, mas, apenas, participando com ele da adoração a Deus. O recebedor da adoração é o Senhor e, portanto, as músicas devem ser direcionadas a Ele (bem diferente do que vem acontecendo nos momentos de louvor de certas igrejas). O momento de louvor também não produz edificação para a igreja. Pode-se até argumentar que os irmãos de sua igreja são, sim, edificados com os belíssimos hinos entoados pelo grupo, mas esse não é o método bíblico. Deus edifica sua igreja através da proclamação e do ensino da Palavra (1 Co 14.4; Ef. 4.11,12). Parece-me que a denominação de ministro a quem toca ou canta na igreja só tem como objetivo conceder certo tipo de status aos tais. Quem canta ou toca na igreja não está exercendo nenhum ministério nesse ato, mas apenas auxilia a igreja a uniformizar a entoação dos cânticos (tonalidade, andamento, ritmo, entradas). Não há diferença alguma entre tocar guitarra no culto ou limpar os assentos do templo. Ambos são serviços, ambos devem ser feitos para glória de Deus, mas não consistem no exercício de um ministério." https://www.jovemreformado.com.br/2016/08/02/voce-nao-e-um-ministro-de-louvor/


"Não existe um “ministério de louvor”. Podemos ministrar a Palavra, as ordenanças, ministrar aos necessitados e doentes, ministrar conforto aos enlutados, mas não o louvor, porque não é algo que fazemos em favor (ou no lugar) de alguém, mas algo que só pode ser exercido pelo próprio crente, como fruto de lábios que exaltam o Deus Todo-Poderoso.  O louvor cristão só pode ser oferecido a uma pessoa, o Senhor de nossas vidas e, portanto, não é uma coisa que se possa ministrar."  http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/MudouSignificadoLouvor-SMacri.htm

"Louvor não é um ministério, sendo que biblicamente existem apenas cinco ministérios na bíblia,"  http://ministeriozoe.com/index.php/2016/08/12/louvor-e-ministerio/

"  socorro é uma ação, é uma diaconia. os músicos servem a vida da igreja...o departamento de música exerce uma diaconia na igreja, ou seja, serve a congregação"  https://www.youtube.com/watch?v=IFZ_R8-NjXY

Respostas:

1- A Bíblia chama os que se dedicam a música de ministros e seu serviço de ministério. Ministério é um serviço prestado a Deus .
Dizer que um músico não exerce um ministério é contradizer a própria bíblia, contradizer o significado tanto em grego como em português.


Léxico hebraico de Strong:
 05656 hdbe ‘abodah ou  hdwbe ‘abowdah
 
1) trabalho, serviço1a) obra, trabalho1b) trabalho (de servo ou escravo)1c) trabalho, serviço (de cativos ou súditos)1d) serviço (de Deus)

08334 trv sharath
 1) (Piel) ministrar, servir, estar a serviço de


1 Cr 6:31 ¶ São estes os que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso.
32  Ministravam  8334 diante do tabernáculo da tenda da congregação com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do SENHOR em Jerusalém; e exercitavam o seu ministério segundo a ordem prescrita.

1 Cr 16:1 ¶ Introduziram, pois, a arca de Deus e a puseram no meio da tenda que lhe armara Davi; e trouxeram holocaustos e ofertas pacíficas perante Deus.
2  Tendo Davi acabado de trazer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR.
3  E repartiu a todos em Israel, tanto os homens como as mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas.
4  Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar 8334 diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber,
5  Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos.
6  Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estavam continuamente com trombetas, perante a arca da Aliança de Deus.
7 ¶ Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o SENHOR.

 1 Cr 25:1 ¶ Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério  05656 os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. O rol dos encarregados neste ministério foi: 
2  dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, sob a direção deste, que exercia o seu ministério debaixo das ordens do rei.
3  Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.
4  Quanto à família de Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote.
5  Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei e cujo poder Deus exaltou segundo as suas promessas, dando-lhe catorze filhos e três filhas.
6  Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério  05656 da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.
7  O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito

2- O ministério de louvor foi mandamento divino por meio dos  profetas a Davi.

 2 Cr 29:25  Também estabeleceu os levitas na Casa do SENHOR com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas.


3- O termo "ministério" no Novo Testamento também se refere a serviços prestados a Deus, inclusive o diaconato, logo não são apenas 5 ministérios. 
O termos serviço, servo, diacono, ministro, ministério são derivadas da palavra diakono e se refere a:

  • proclamação e ensino da Palavra
  • assistencia social
  • aos diaconos
  • aos apóstolos
  • aos presbíteros ou bispos
  • aos mais diversos ministérios ou serviços

MINISTÉRIOS DIVERSOS (ver tópico 5)

1 Coríntios 12:5 E também há diversidade nos serviços <1248> diakonia (ministério), mas o Senhor é o mesmo.

DIACONATO
Filipenses 1:1  Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos <1249> diakonos que vivem em Filipos,

1 Pedro 4:11  Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve <1247> diakoneo, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
At 6:1 ¶ Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
Atos 6:2  Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir <1247> diakoneo às mesas.
3  Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4  e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.

BISPO/ PRESBITERO
1 Ts 3:2  e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro <1249>diakonos  de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos,

APOSTOLADO
Atos 1:25  para preencher a vaga neste ministério <1248> diakonia e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar.

Romanos 11:13  Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério <1248>, diakonia

ASSISTENCIA SOCIAL
2 Coríntios 9:1  Ora, quanto à assistência <1248> a favor dos santos, é desnecessário escrever-vos,

2 Coríntios 9:12  Porque o serviço desta assistência <1248> diakonia não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus,

2 Coríntios 9:13  visto como, na prova desta ministração <1248> diakonia, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos,




4-O louvor produz edificação, especialmente  aqueles que são direcionados a este propósito até porque seu conteúdo é sempre baseado nas Escrituras. Além disso temos exemplos de Hinos de Louvor na própria Bíblia, que são extremamente doutrinários!!:

Colossenses 3:16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
"Cl 1:15-20...Os eruditos são virtualmente  unânimes na opinião que os versículos 15-20 constituem um hino. visto que eram muito comuns na Igreja apostólica (Filipenses 2:5-11; Cl 3:16; Ef 5:19) Novo Comentário Bíblico Contemporâneo. São Paulo: Vida, 1995)p. 35.
Cl 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
19  porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
20  e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.  

Colossenses 3:16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Fp 2:5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Ap 5:11  Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
12  proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
13  Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
14  E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.


Lc 19:37  E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto,
38  dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!


Nem todo Hino exalta diretamente a Deus em primeira pessoa, mas até mesmo estes trazem edificação à igreja :

Ap 15:3  e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!
4  Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Ap 5:9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
10  e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.


Ap 7:10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
11  Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12  dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!






5- As listas de ministérios (dons) no novo testamento não são exaustivas. Portanto não existe apenas 5 ministérios

. "A intenção de Paulo não é nos fornecer uma lista completa de oficiais, como se pode ver fazendo um confronto com 1 Coríntios 12.28. Na última passagem há uma enumeração levemente semelhante, porém, não há menção especifica de evangelistas. Omite-se igualmente a combinação “pastores e mestres”, porém, acrescenta-se outros funcionários não incluídos em Efésios 4.11" COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO. EXPOSIÇÃO DE EFÉSIOS E EXPOSIÇÃO DE FILIPENSES .São Paulo: Cultura Cristã, 2004, p. 231 William Hendriksen
 Vale a pena relacionar a lista de dons espirituais nos versículos 8-11 com listas paralelas no Novo Testamento (veja tabela 1). Também é possível adicionar a lista de perguntas retóricas de ICoríntios 12.29,30, mas não o farei aqui. Uma com- paração dessas listas torna diversas questões óbvias.
Primeiro, nenhuma lista, incluindo a lista de ICoríntios 12.8-11, pretende ser exaustiva. Isso já deveria ser esperado por causa da discussão de Paulo nos versículos 4-6, a qual sugere que nem mesmo o conjunto de vinte ou vinte um itens das cinco listas deveria ser tomado como exaustivo
... A manifestação do Espirito. D. A .Carson. São Paulo: Vida Nova, 2013,p. 38.
Lista de 21 dons:

1- Apóstolo
2- Profeta
3-Mestre ou Doutor ou Professor
4- Operador de milagres 
5- Operador de curas
6- Administração
7-Línguas
8- Palavra da sabedoria
9- Palavra do conhecimento
10- Fé
11- Profecia
12- Discernimento de espíritos
13- Interpretação
14- Serviço prático
15- Encorajamento
16- Contribuição
17- Liderança
18- Misericórdia
19- Socorro
20- Evangelista
21- Pastor

Observação: 
Paulo usa o termo dom para se referir tanto ao casamento quanto ao celibato, portanto não no mesmo sentido que ele usa nos dons do Espírito:
Não somente o termo pode abranger dons como o de encorajamento e o de dar generosamente, mas também pode ser usado várias vezes em relação ao dom da salvação — sem mencionar o dom do celibato e o do casamento....
Paulo diz aos seus leitores que cada pessoa tem um dom particular recebido de Deus — um tem este, outro aquele — em um contexto em que “este” e “aquele” se referem ao casamento e ao celibato (1C0 7.7).É claro que ninguém pode desfrutar de ambos desses χαρίσματα (charismata) ao mesmo tempo! A manifestação do Espirito. D. A .Carson. São Paulo: Vida Nova, 2013,p. 22
"Cada um deve considerar qual é a vontade de Deus para si. E da mesma forma que o celibato, o casamento  é dom de Deus" 1 Corintios- Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova,2007, p. 86




  • Cada pessoa tem pelo menos um dom ministerial. Ou seja, cada pessoa tem um ministério. E isto com certeza não exclui o louvor
  • Todos são chamados a evangelizar, mas existe um ministério de evangelista, assim todos devem louvar mas tem pessoas chamadas a dedicar-se ao louvor.

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Rm 12:4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7  se ministério,1248 diakonia diakonia  dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8  ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.


1 Coríntios 12:28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Ef 4:11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,




Ou seja, inferir que louvor  não é um ministério pelo fato da Bíblia não citar especificamente no Novo Testamento músicos que se dedicam a este serviço ou ministério é extrapolar o próprio texto bíblico, pois as listas sobre dons não são exaustivas.

Quanto ao uso de instrumentos no Novo Testamento click abaixo:

https://musicagospelcontemporanea.blogspot.com/2015/03/uso-de-instrumentos-na-igreja-primitiva.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário