CLICK em MARCADORES (no lado direito) para encontrar o assunto que deseja.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Nada de instrumentos

NÃO SE PODE USAR INSTRUMENTOS DA ADORAÇÃO?
Este site ABAIXO, seguindo a tradição calvista é contra todo e qualquer tipo de instrumentos no culto!
http://www.monergismo.com/textos/liturgia/os_instrumentos_musicais_schwertley.pdf

"Embora essas celebrações pelo povo de Deus tenham sido feitas para a glória de Deus, há várias razões porque elas não devem ser classificadas como assembléias formais de culto público.
Primeiro, mesmo que nós repetidamente encontremos (em registros bíblicos)
grupos de mulheres dançando, cantando e tocando instrumentos em celebração
ao ar livre, nós nunca encontramos mulheres dançando e tocando instrumentos
no tabernáculo, templo ou sinagoga."

RESPOSTA:
A questão é a música é sacra ou profana? Sim ela é sacra.Ex 15:20-21
A segunda questão é que o culto era público, feito perante o povo.
Não foi dentro do templo, mas quem disse que a música sacra deveria se restringir ao templo? QUEM DISSE QUE O CULTO NO TEMPLO ERA O ÚNICO APROVADO POR DEUS?
a TERCEIRA questão é que os verdadeiros adoradores não tem local fixo de adorar a Deus Jo 4:21-23, assim É UMA FALÁCIA usar a forma do culto NO TEMPLO COMO única forma de se adorar a Deus!


"Segundo, a Bíblia diz que toda coisa exigida para o culto de Deus no deserto foi mostrada para Moisés no Monte. (Ex. 25:40;Hb. 8:5).
RESPOSTA:
Ex 25:40 diz respeito ao modelo do tabernáculo! não tem NENHUMA REGRA sobre louvor!
"Terceiro, no registro bíblico, Miriã lidera um grupo de mulheres que cantam, dançam e tocam tamborim. Contudo o serviço no tabernáculo que foi prescrito por Deus foi liderado e conduzido apenas por homens levitas. O uso de instrumentos musicais no templo (como notificado antes) também foi reservado para o sacerdócio levítico, o qual eram todos homens."
RESPOSTA:
o louvor a Deus não se restringe ao tabernáculo! O serviço no tabernáculo não incluía o exercício da música, este serviço passou a existir pelo menos formalmente com Davi no TEMPLO! Assim esses argumentos são inválidos! E mais SERÁ PROVADO ABAIXO que homens não levitas tocavam instrumentos em louvor a Deus, fora do templo e com uso de instrumentos de percussão, que tanto incomodam os tradicionais!


INSTRUMENTOS MUSICAIS no livro de salmos!
Sl 33:2 Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas
sL 43:4 Então irei ao altar de Deus. Ao Deus da minha exaltação e regozijo, E ao som da harpa dar-te-ei graças, ó Deus, Deus meu
sL 47:7-9 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.
8 Desperta, glória minha, desperta, alaúde e harpa; Eu farei acordar a aurora.
9 Dar-te-ei graças, ó Deus, entre os povos; Cantarei a ti louvores entre as nações.
Sl 71:22 Também eu te louvarei com o saltério(lira), bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei com a harpa, ó Santo de Israel.
Sl 81:2 Salmodiai e fazei soar o tamboril,a suave harpa com o saltério
Bom é louvar ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
Sl 92: 1 ¶ Bom é render graças a Jeová, E cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo:
2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,
3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.
Sl 98:5 Cantai com harpa louvores ao SENHOR, com harpa e voz de canto;
Sl 108:1-3 1 ¶ O meu coração está resoluto, ó Deus; Cantarei, sim cantarei louvores, até com a minha glória.
2 Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva.
3 Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR! Cantar-te-ei louvores entre as nações.
Sl 144:9 A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores
Sl147:7 Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,
Sl 149:3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 Louvai-o com pandeiros e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Sl 150 menciona danças e pandeiros além de outros!!
"Quarto, estas passagens são realmente desnecessárias para aqueles que estão buscando uma sanção divina para o uso de pianos e órgãos no culto público da Nova Aliança; pois mesmo se lhes pudessem ser aplicados para o culto formal da Nova Aliança eles provariam que: apenas mulheres poderiam tocar instrumentos musicais, apenas em conjunto com dança feminina. Tal prática pode ser aceitável nas baladas modernas do “rock in roll” carismático, mas é simplesmente inaceitável para a maioria dos Presbiterianos conservadores. O autor não conhece nenhum pastor ou presbítero Presbiteriano que creia na Bíblia e que permita mulheres dançando, pulando e tocando tambores nos corredores da igreja, no culto."
RESPOSTA:
1-errado! como PROVEI acima, NO LIVRO DE SALMOS HÁ  3 onde se incentiva o uso de instrumentos de percussão e danças, e também passagens onde levitas e profetas EM LOUVOR a Deus tocam esses instruementos 2Sm 6:5; Sm 10:5 e alÉM disso mostra Davi dançando 2 Sm 6:14

2- Uma norma de conduta verdadeiramente protestante NÃO É EVIDENICIADA PELA PRÁTICA, mas pelas Escrituras Sagradas! Mas a desperito disso NÃO CONHEÇO nenhum pastor presbiteriano que REJEITA OS INSTRUMENTOS MUSICAIS!

"Há dois exemplos do uso de instrumentos musicais pelos profetas. Oprimeiro exemplo é a comitiva dos profetas em 1 Samuel 10: 5: “Então seguirás a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus, e há de ser que, entrando na
cidade encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios e tambores e flautas e harpa, e eles estarão profetizando”. O segundo exemplo é a profecia de Eliseu contra Moabe: ‘“Ora, pois, trazei-me tangedor.
Quando o tangedor tocava veio o poder de Deus sobre Eliseu. Este disse: “Assim diz o Senhor: Fazei neste vale covas e covas”’. (2 Reis. 3:15 –16). Nestes dois exemplos o uso de instrumentos musicais era intimamente conectado com a profecia. Estas passagens justificam o uso de instrumentos musicais no culto público? Não, pois estes exemplos não se referem a culto público. No exemplo a respeito de Eliseu, é claro que ele não estava cantando louvores a Deus, mas falando a palavra do Senhor. No exemplo dos profetas descendo a montanha não há possibilidade que alguém possa dizer se eles estavam cantando ou não. Mesmo se eles estivessem cantando, este exemplo, não seria um caso de um culto público, mas de uma festiva procissão. Se este preferível exemplo raro em 1Samuel 10 realmente justifica o uso de instrumentos musicais no culto público, apenas autorizaria o uso deles de acordo com profecia ou revelação direta. Visto que, o oficio profético cessou com o fechamento do Cânon do Novo Testamento,
esta passagem não é aplicável para a igreja da Nova Aliança. Além disso, dada à prova de que instrumentos musicais foram apenas usados por sacerdotes e levitas durante o culto no templo e não foram usados na Sinagoga Judaica até 1810 d.C. na Alemanha, pode-se concluir seguramente que os próprios judeus não consideraram este exemplo em 1 Samuel como uma justificativa para instrumentos musicais no culto público."
RESPOSTA:  
1- Hora aquilo era um culto privado? Não era um culto no templo, isso não era!ERA UM LOUVOR AO AR LIVRE! e sobre isso já falei acima!
2-Os judeus por mera supertição deixaram de pronunciar o nome YHWH por mera tradição,, o que portanto não torna normativo os usos da sinagoga!
3- Louvar a Deus é uma forma de se encher do Espírito Santo! Ef 5:18-19
4- O TEXTO DE 1 Crônicas 25:1-3 deixa claro que a profecia estava RELACIONADA AO LOUVOR, DETONANDO ASSIM O ARGUEMENTO DO SITE:
Também Davi e os capitães do exército separaram para o serviço alguns dos filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, que profetizassem com harpas, com alaúdes e com címbalos. O número dos que eram empregados no serviço foi:...Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.
5-como provei acima louvores poderiam ser tocados e cantados pOR qualquer um E POR QUALQUER INSTRUMENTO, exceto no TEMPLO! Sl 33:2;Sl 43:4;57:7-9;Sl 71:22; 81:2; 92:3; 98:5;108:1-3;144;9;147:7;Sl 149:3; Sl 150 E VEJA 1 sM 16:16 e 2 Sm 6:5
Sobre o salmo 150 diz o site:
"apenas sacerdotes eram autorizados para tocar trombetas no culto 
apenas autorizados para serem tocados pelos Levitas ( 1 Cr. 15:14-24, 23;5, 

28:11-13, 19; 2 Cr. 5:11-14; 20:27-28; 29; 25-27; Ne. 12:27, etc.) 

(Num. 10:8, 10; 2 Cr. 5:11-14; 29:26; Ed. 3:10) e harpa, lira e címbalo foram 

RESPOSTA: 

isso era restrito ao templo

[minnim] e “flautas’ [‘ugabh]);

RESPOSTA:

provei acima TAMBORINS, DANÇAS E INSTRUMENTOS DE CORDA ERAM USADOS EM louvor a Deus, E LOUVOR A DEUS É SACRO E NÃO SECULAR!!!
"junto com a exortação de que todo ser que respira louve a Jeová, deveria ser, portanto, óbvio que este Salmo não era para ser utilizado como um guia de instrução legal para o culto público. Salmo 150 é uma exortação expressada em linguagem poética, ensinando que todos no céu e na terra devem louvar a Jeová com cada fibra de seu ser. (Além do mais, como observado antes, os Judeus da antiga dispensação não consideraram o Salmo 150 como autorização para a utilização de instrumentos no culto público fora do templo).
RESPOSTA:

. "Sabendo que o Salmo 150 incorpora a instrumentalização do templo, o tocar de tamborins e danças de celebrações de vitórias assim como instrumentos 
apenas usados em ocasiões seculares (e.g., V. 4: “instrumentos de corda”
não é só este salmo que insentiva o uso de pandeiros, instruementos de cordas e danças E OUTROS ISNTRUMENTOS 1 Sm 6:14; 2Sm 6:5, 1Sm 10:5 Sl 33:2;Sl 43:4;57:7-9;Sl 71:22; 81:2(menciona instrumento de percussão); 92:3; 98:5;108:1-3;144;9;147:7;Sl 149:3; assim a linguagem poetica do salmo não invalida o fato do salmo ensinar, assim como os outros, o louvor com INSTRUMENTOS MUSICAIS, ICLUSIVE DANÇAS E ISNTRUMENTOS DE PERCUSSÃO!
música era tipológica, cerimonial?
"Na Antiga Aliança, instrumentos musicais no culto público  foram sempre em função do sacerdócio levítico. Por quê? Porque o uso deles era intimamente conectado com o sacrifício de animais. Na verdade, durante o serviço no Templo os instrumentos de música eram apenas tocados durante o sacrifício. Quando o sacrifício não estava em progresso, eles cantavam louvores sem o acompanhamento de instrumentos musicais. “Também estabeleceu os levitas na
casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Sade, o vidente do rei e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor,por intermédio de seus profetas. Estavam, pois, os levitas em pé com os
instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas. Deu ordem Ezequias  que oferecessem o holocausto sobre o altar. Em começando o holocausto,  começou também o cântico ao Senhor com as trombetas, ao som dos
instrumentos de Davi, rei de Israel. Toda a congregação se prostrou, quando se  entoava o cântico, e as trombetas soavam, tudo isto até findar-se o holocausto”.  (2 Cr 29: 25-28). Quando o sacrifício começou, o uso de instrumentos musicais  pelos Levitas também iniciou. Quando a oferta terminou, o uso de instrumentos  também cessou.
Não é óbvio para o intérprete imparcial que a música instrumental serviu  como uma função cerimonial? E tipificou algo a respeito do sacrifício perfeito que viria? Os cultos cerimoniais do Templo, pelas representações audíveis e  visuais, ensinaram ao povo de Deus várias coisas a respeito de redenção perfeita  do futuro Messias. Portanto, a Escritura Sagrada diz que os Levitas foram  separados para “profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos” (1 Cron. 25: 1). 
RESPOSTA:
1- o louvor a Deus com instrumentos não se restringia ao uso no templo, HAVIA VÁRIA OCASIÕES DE CULTO PÚBLICO FORA DO TEMPLO, SEM O SACRIFICIO DE ANIMAIS E COM O USO DE INSTRUMENTOS, vide acima!
2-se a música intrumental SACRA tivesse fosse usada -APENAS no templo e em conexão com sacrifícios PODERIA se iNTerpretar assim!! MAS ESSE NÃO É O CASO!
"Visto que o Novo Testamento ensina que todos os aspectos cerimoniais de adoração do Templo foram abolidos, as passagens que falam do uso de instrumentos musicais no culto público, debaixo do Antigo Pacto, não providencia 
sanção bíblica para o uso de instrumentos musicais na adoração pública hoje. Jesus Cristo, com o perfeito sacrifício Dele mesmo na cruz, considerou o sistema Levítico inteiro como obsoleto (Cf. Hb. 7:27, 9:28). O inferior (Hb. 9: 11-15), a sombra (Hb. 10: 1; 8: 4-5), o obsoleto (Hb. 8:13), o simbólico (Hb. 9: 9), e oineficiente (Hb. 10: 4) foram substituídos por Jesus Cristo e Sua obra. Os cristãos não podem mais ter interesses em usar instrumentos musicais no culto público do que usar vestimentas sacerdotais, velas, incenso, altares e um sacerdócio sacerdotal.
1- o louvor a Deus com instrumentos musicais EXISTIA ANTES E DURANTE A EXITENciA DO ANTIGO PACTO, e exisitia TAMBÉM de maneira desvinculada de sacrifícios e do templo não sendo portanto cerimonial!

2- a citação de instrumentos é vista no céu ANTERIOR ao pecado
 Ez 28:13 Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparado
o termo tambores é no original TOP (TAMBORIL, PANDEIRO)
adoração pública não justificam seu uso hoje. Pois se eles justificassem, então as passagens que mencionam holocausto podiam ser utilizadas para colocar sacrifícios cerimoniais no culto de hoje
Portanto, as passagens do Salmo que falam de música em 
RESPOSTA:
errado!! pois nenhum argumento usado pelo autor provou que a musica instrumental sacra ERA USADA SEMPRE EM CONEXÃO COMA A ARCA DA ALIANÇA, JERUSALÉM E TEMPLO , OU SEJA LIGADA AOS SACERDOTES!!
PELO CONTRÁRIO MOSTREI MUITAS PASSAGENS QUE MOSTRA A MÚSICA SACRA E PÚBLICA SENDO TOCADA POR NÃO SACERDOTES!!

E O SALMO JÁ INCETIVAVA ISSO NO ANTIGO TESTAMENTO!!!

É INEGÁVEL QUE OS SALMOS INCENTIVAVAM O POVO COMUM A LOUVAR A DEUS COM ISNTRUEMENTOS!! basa ler acima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário